segunda-feira, 25 de julho de 2016



 O Castelo vaux-le-vicomte












Informações suplementares 

http://www.vaux-le-vicomte.com/

Nicolas_Fouquet

Vindo de uma linha de parlamentares ricos, inteligente, corajoso e fiel a realeza, portanto, uma ascensão de Nicolas Fouquet muito rápida social: a sua generosidade, por vezes calculada e caráter galante contribuir para o seu sucesso e levar a adesão. Assim como o esquilo, emblema de sua família, e seu lema "Quo não ascendet" (o quão longe ele vai subir certo?), Ele sobe para ser nomeado Superintendente das Finanças 1653 pelo primeiro-ministro, o cardeal Mazarin.

Sua missão é resgatar e está trabalhando com Jean-Baptiste Colbert, o mordomo particular de Mazarin. Com a morte deste último março 1661 Fouquet deveria logicamente ter sucesso Mazarin como primeiro-ministro, mas Louis XIV, de 22 anos, de repente decidiu retirar essa função do governo, e para assumir o controle de governar sozinho .

Colbert, calculadora e com ciúmes do sucesso de Fouquet, a oportunidade de acusá-lo perante o rei de desviar milhões (na verdade, roubado por Mazarin) para provocar sua queda. Apesar dos avisos de seus amigos, Fouquet suspeitar de nada do que está acontecendo atrás das costas.

17 de agosto de 1661, enquanto ele oferece o rei de uma recepção pródiga combinação de caminhada, jantar, comédia e fogos de artifício encantadoras, queda de Fouquet é iminente. Naquela noite, Louis XIV, manipulado por Colbert, já decidiu jogar Fouquet na prisão. Aliás, Voltaire vai estas famosas palavras:

"Em 17 de agosto, às 6 da tarde Fouquet era o rei da França; às 2 da manhã, não havia nada. "

Fouquet foi preso em Nantes, três semanas depois de o capitão dos Mosqueteiros, D'Artagnan, e ele é levado perante um tribunal excepcional. O "julgamento do século" arrasta mas, eventualmente, transformar a sua vantagem: os juízes votaram o seu banimento, ou seja, a liberdade do reino.

Mas o chefe de Estado vem, usa sua prerrogativa de misericórdia, rompe os juízes de adjudicação e impõe prisão perpétua. Fouquet é enviado para a prisão de Pinerolo, onde morreu 23 de março de 1680.

O sucesso meteórico de Fouquet, há Vaux-le-Vicomte, objeto monumental de paixão e audácia em que o superintendente tinha investido tanto.

texto traduzido por google tradutor 




Sem comentários:

Enviar um comentário